segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ATENÇÃO! REINO MILENIAL NÃO É O ESTADO ETERNO?


                            
Tenho visto de hora em quando algumas discrepâncias textuais inopinadas, muitas delas  abusivas até e outras no mínimo irresponsáveis. Tratando então de escatologia, vi... nem se fala. Por isso venho hoje falar de assunto que de alguma forma tem trazido-nos problemas doutrinários, tem havido em cima dos púlpitos uma confusão quanto o Milênio e a Eternidade, alguns pregadores pregam em textos que tratam especificamente sobre o Milênio, mas aplica-os como se fosse um fato a ocorrer no chamado e vindouro "Estado Eterno".
 
Gostaria de inicio mostra o pensamento dispensacionalista que no meu entender é a mais clara teoria  quanto aos decretos de Deus  na cosmovisão, e nós os defensores dessa corrente dividimos as dispensações assim:

1-Dispensação da inocência- de Adão até a sua queda.
2-Dispensação da Consciência- após a queda.
3-Dispensação do Governo humano- de Noé até o dilúvio.
4-Dispensação dos Patriarcas- de Abraão até a ida de Jacó para o Egito.
5-Dispensação da Lei- do monte Sinai até o monte Calvário.
6-Dispensação da Graça- do calvário até o Arrebatamento.
7-Dispenção do Milênio- Quando Cristo Governará o mundo por mil anos.

Vejamos o que significa o termo Milênio:

O termo vem do latim "Milenium" é claro que você não vai achar esse termo nas escrituras, mas en- contrará em grego "chilias etos" que significa "Mil anos"  em hebráico "Elef Shenaim" אלף שנים
que significa Mil anos também.

Observemos alguns textos que tratam sobre o Milênio:


Zacarias 14.9 fala sobre esse período, dizendo: "O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome". A passagem continua nos versículos 16-21, descrevendo algumas das condições reinantes no Milênio. Apesar de toda a Bíblia falar descritivamente sobre o Milênio, apenas no último livro – Apocalipse – a duração do Seu reinado foi revelada.


Isaías 2.2-4 narra-nos sobre o reinado do Messias: "Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra".

Isaias continua  escrever sobre o Milênio:

"O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Isaías 11.6-9).

Outras passagens do Velho Testamento que tratam detalhadamente a respeito, incluem: Salmo 2.6-9; Isaías 65.18-23; Jeremias 31.12-14; Ezequiel 34.25-29; 37.1-14; 40-48; Daniel 2.35; 7.13-14; Joel 2.21-27; Amós 9.13-15; Miquéias 4.1-7 e Sofonias 3.9-20. Esses versículos são apenas algumas das várias passagens relacionadas a esse assunto, escritas antes da primeira vinda de Cristo. O estudante de profecias David Larsen uma referencia quanto ao assunto resume esses textos dizendo sucintamente: "grande parte da profecia do Velho Testamento indica o estabelecimento de um reino de paz na terra em que a lei sairá do Monte Sião".

Depois do Milênio de Cristo, Satanás será solto por um pouco de tempo e iludirá novamente as nações por um tempo determinado e depois Jesus destruirá Satanás pelo sopro de sua boca e lançará no lago de fogo com ele todos os que foram condenados no Juizo do trono branco,  Daí então entrará o tão almejado Estado eterno (Ap. 22).Mas sobre o Estado Eterno falaremos em uma nova oportunidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...