quarta-feira, 29 de maio de 2019

Zaqueu o Publicano

Resultado de imagem para zaqueuO texto de Lucas 19: 2 nos diz que Zaqueu o publicano era chefe dos publicanos e rico. Ele era líder dos cobradores de impostos da sua região.

O que era um publicano?
Era alguém que cobrava impostos para o Império Romano. 
Roma havia subjugado toda a palestina, obrigando os Judeus a pagarem tributos. 
Os publicanos caminhavam de província em província, de cidade em cidade, recolhendo impostos nas casas e nos comércios. 
Uma forma mais eficaz de ser bem-sucedido
No tempo de Jesus, ser publicano, era uma forma muito eficaz de ser bem-sucedido financeiramente.
Para um publicano não faltava dinheiro, pois sempre tinha uma forma de recolher o imposto acima da taxa normal estipulada por Roma, embolsando ilicitamente uma parte.
O alto preço para ser Publicano
Mas, para ter essa “boa vida”, pagava-se o alto preço do abandono e do ódio.
O publicano palestino era um judeu que trabalhava recolhendo impostos do seu próprio povo, colaborando para a sua opressão.
Era um aliado daqueles que oprimiam a sua nação. Por isso os publicanos eram rejeitados e odiados.
 
Qual era a FAMA de um Publicano?

As duas principais eram:

1 – Traidor: devido ser um aliado ao Império Romano;

2 – Ladrão: cobrava impostos acima da taxa normal estipulada por Roma, embolsando o excedente.

A perda dos 02 (dois) bens mais importantes:

1 – Família: ele era rejeitado e excluído do convívio familiar, pois a família e toda a parentela tinha desgosto e repulsa quando um dos membros se tornava publicano.

2 – Religião: um judeu que se tornava publicano era impedido de entrar no templo e exercer suas atividades religiosas.
Mas nada disso importava para Zaqueu…

O dinheiro era a sua busca… O ganho e o lucro eram a sua ambição! Por meio da sua posição, Zaqueu tornou-se poderoso e rico.

A Bíblia diz que ele era chefe dos publicanos!!!

Mas, apesar de toda sua posse e status, Zaqueu sabia que faltava algo em sua vida. 

Todas aquelas relações financeiras, políticas e sociais não puderam satisfazer seu coração que, por consequência, foi ficando cada vez mais vazio e carente de Deus.
Podemos Dividir a Vida de Zaqueu em Três Fases

1° fase: Satisfação da Vontade

É quando a pessoa vai em busca de viver seus sonhos, satisfazer a sua vontade, ter experiências e desfrutar de prazeres. É um período marcado por um completo distanciamento de Deus.

Zaqueu amontoou ouro e prata. Se fosse em nossos dias, ele estaria com uma caderneta de poupança rechonchuda, vivendo de juros.

Na busca da satisfação da sua vontade, ele experimentou e conquistou tudo o que pode. Realizou todos os seus desejos; buscou prazeres e viveu alienado de Deus.

Agiu exatamente como Salomão disse: 


“E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei” (Ec 2.10)

2° fase: Imersão no Tédio

É a fase em que o prazer repetido deixa de ser prazer e virá tédio, desespero, angústia e insatisfação.

É o jogo da vida, em que a busca do prazer, acaba culminando em dor, infelicidades, lembranças trágicas que povoarão memória.

Alegria, satisfação, busca de felicidade, desemboca na angústia e na vergonha.

E nessa fase que nada faz sentido, o pão não tem gosto, o trabalho é só canseira, tudo é enfado e suor.

Então se percebe que o que se ganha o ladrão rouba, a traça e a ferrugem consomem e nada faz sentido…

E nesse momento, deseja-se algo nunca experimentado antes. Alguma coisa diferente; que dê razão a existência. 
3° fase: A Busca por Algo Transcendente

Aqui muitos recorrem a todo o tipo de espiritualidade. Percorrem em busca dos mais variados seguimentos religiosos.

Fazem simpatias e trabalhos para cura da alma.
Mas Zaqueu decidiu procurar Jesus…

Ele ouviu a respeito dEle. Talvez tivesse ouvido através dos que trabalhavam para ele, pois Zaqueu tinha trabalhadores em várias regiões da cidade.

Tais relatos a respeito da pessoa de Jesus atraíram o seu coração como um imã!!!

Chamaram a sua atenção para algo que nunca havia experimentado antes.

Jesus o atraiu!!!



Zaqueu, o publicano que sempre se locomovia a negócios, desta vez, porém, ele se dirige ao caminho por onde Jesus passaria, a fim de encontrar respostas à sua alma.

Ele ouviu falar de Jesus e foi ao seu encontro. Começou a observar os seus gestos, as suas palavras e, de repente, Zaqueu ficou fascinado por sua pessoa.

Seus olhos já não desgrudavam dEle.

Saiba disto: se estamos atentos em Jesus, antes disso, Ele já prestava atenção em nós!

Veja também:

I – As Dificuldades Para Ver Jesus (Vs. 3)

Zaqueu o publicano enfrentou dificuldades: 

1 – A dificuldade da multidão: ao chegar ao local onde Jesus estava, uma enorme multidão já lhe cercara, fazendo com que a visão de Zaqueu ficasse totalmente bloqueada.

2 – A dificuldade de seu tamanho: neste caso, o problema não estava no lado de fora, mas nele mesmo.

3 – A dificuldade de superar os críticos: Houve uma dupla crítica sobre este encontro. Criticaram Zaqueu por ser um pecador e criticaram Jesus por entrar na casa do pecador. 

Sempre haverá oposição ao nosso desejo de estar com Jesus, pois satanás constantemente põe obstáculos. Ele usa até mesmo as pessoas mais próximas: um cônjuge, um pai, um filho, um amigo. zaqueu o publicano

Satanás também lança mão de nossas falhas para conseguir isso.

II – O Esforço Para Ver Jesus (Vs. 4)

Zaqueu o publicano pagou o preço por seu desejo de ver Jesus:

1 – É necessário esforço (Vs. 4): o texto nos diz: “Ele correu” e “ele subiu“. Ambas as coisas indicam esforço. Zaqueu queria ver Jesus e ele estava disposto a pagar o preço .

O que teremos de abandonar para ter um encontro com Jesus? Vergonha, timidez, incerteza?

Como exemplo, o Senhor não hesitou em morrer em nosso lugar na cruz! zaqueu o publicano

III – Como é o Encontro com Jesus (Vs. 5,8-10)

Zaqueu o publicano foi convidado por Jesus a descer da árvore:

Para a multidão, tal fato era inconcebível, pois viam Zaqueu o publicano como a pessoa menos provável a ser chamada por Jesus, por causa sua vida mundana e impura.
Um Encontro Pessoal

O encontro com Jesus é pessoal (Vs. 5b): O próprio Jesus parou onde Zaqueu estava e falou diretamente com o pequeno homem naquela árvore. zaqueu o publicano

Ele mesmo o chamou pelo nome. Foi um encontro pessoal que mudou a vida de Zaqueu para sempre!

Jesus nos convida a “descer da árvore”, porque o próximo passo é o encontro de comer com Ele à mesa (Intimidade).


“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”. (Ap 3:20)
Um Encontro Poderoso

O encontro com Jesus é poderoso (Vs. 8): A relação de Zaqueu com o dinheiro foi transformada no encontro com Jesus.zaqueu o publicano

Após o encontro, tudo muda; nossas prioridades mudam; ganhamos forças para enfrentar as tentações e tempestades da vida; resistimos aos ataques do inimigo e nos enchemos da presença de Deus.

Basta perguntar a mulher samaritana, ou a Saulo de Tarso como é o encontro com Jesus. Nada é como vÊ-lo!


Um Encontro Profundo

O encontro com Jesus é profundo (Vs. 9,10): o encontro não foi por acaso. Jesus sabia que Zaqueu estaria naquela árvore.

Após estar à mesa com Jesus, Zaqueu foi inspirado a abrir mão de seu ego, pois a sua forma de ver a vida mudou. zaqueu o publicano

Já não fazia mais questão de sua fortuna, status e bens, porque ter Jesus lhe era o suficiente! zaqueu o publicano

Zaqueu encontrou tudo aquilo que mais precisava. A essencial comunhão com seu Criador.

Então Zaqueu mostra o seu lado sujo, o seu íntimo, o seu quarto escuro, o pecado que ele tolera.

Do que você é prisioneiro? Pode ser aquilo que não permite que você tenha um caminhar real com Deus e o faz cativo. Então lhe pregunto: do que é necessário abrir mão?

Após se livrar de todas as amarras…

Jesus então disse: “hoje entrou salvação nesta casa”.

“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor“. (Os. 6:3a)

Conclusão

Nada se compara à riqueza do encontro com Jesus.

Só há sentido na vida quando estamos nEle e Ele em nós. Assim como com Zaqueu, que nosso desejo por estar e permanecer em Jesus sobreponha às adversidades, dificuldades e limitações.

Portanto, é na intimidade e comunhão profunda com Ele que nosso coração se torna puro e nosso espírito inabalável. zaqueu o publicano

Zaqueu, depois de sofrer náuseas devido a solidão de Deus na sua alma, nos ensina que o que você precisa decisivamente para ter paz e um coração preenchido para vencer esse vazio, é de um encontro pessoal com Deus. 

Por traz dessa realidade aparentemente sem sentido, há um Deus agindo, trabalhando na sua vida, com o fim de te conduzir a um lugar novo. 

Por traz de situações complicadas, de uma família desestruturada, de crises interiores, de traumas incuráveis, de feridas abertas, marcas profundas…

CREIA, pois o Criador está montando uma história cheia de trazer verdadeiro para você!
Você conhece verdadeiramente o Pai Celestial?

Fonte: Seja Pregador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...