sábado, 26 de dezembro de 2015

Ensinamento Extraído no Nascimento do Salvador.

Texto: Lucas 2.1-18; Ler inicialmente Lc 2.10,11.

Introdução
– O inimigo sempre procura tirar os holofotes de Jesus, pois ele sabe que Ele é “… o caminho, e a verdade, e a vida …” (Jo 14.6) e que “… conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará … (Jo 8.32). Estratégias malignas: Árvore de Natal, Papai Noel, Presentes, Comidas, Coelho da Páscoa, Chocolate, etc. Devemos ter equilíbrio aqui. Você pode comprar presentes no Natal, fazer uma bela ceia, comer chocolate na Páscoa, mas cuidado para não perder o foco. E o nosso foco é a vida e a obra de Cristo.
– O nascimento de Jesus não se deu nesta época do ano. O recenseamento (Lc 2.1-3) dificilmente ocorreria no inverno (A estação corrente em dezembro na Palestina é o inverno!). Alguns estudiosos dizem que a viagem para Belém se deu no verão do ano 4 a.C. Outros acreditam que tenha sido na estação da primavera (maio- junho).
– O fato é que convencionou-se comemorar o nascimento de Jesus em dezembro. Seria estranho marcar um culto de Natal para o meio do ano, enquanto o mundo inteiro o comemora agora! Seja como for…

Transição
– Os eventos do nascimento de Jesus nos trazem alguns ensinamentos preciosos. O texto nos mostra alguns ensinamentos que podemos aprender com os eventos do nascimento de Jesus.

I.) Deus Sempre Cumpre Suas Promessas e Profecias – v.1-7
– A promessa da vinda de um Salvador esteve presente em todo o AT desde Gn 3.15 e aqui ela se cumpre! Mas Deus havia revelado que o Messias nasceria em Belém (Mq 5.2). Veja o que Deus fez para que sua profecia se cumprisse conforme havia sido predita (v.1-7)!
– “E tu, Bélem-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).
– As promessas e profecias que Deus tem para sua vida certamente se cumprirão, nem que para isso Ele tenha que mover céus e terra e intervir em impérios!
– A Palavra de Deus tem promessas e profecias sobre a segunda vinda de Cristo e adverte-nos a estarmos preparados para esta segunda vinda. Assim como Deus cumpriu as promessas e profecias sobre a primeira vinda de Cristo, também cumprirá as promessas e profecias sobre a sua segunda vinda! Você está preparado?

II.) Deus Continua a Revelar que os Valores de Seu Reino são Diferentes dos Valores deste Mundo – v. 7-14
– Deus, já a partir do nascimento do Salvador começa a demonstrar que valores e princípios do seu reino são totalmente opostos aos princípios e valores deste mundo.
– Jesus nasceu em uma manjedoura (v.7). Que paradoxo! Segundo valores humanos, o Rei dos reis deveria nascer em um berço de ouro. Mas Jesus não nasce nem em uma hospedaria e sim em uma estrebaria/ estábulo (a manjedoura era uma espécie de caixa em que se dava comida aos animais). Por que?
– Porque desde o seu nascimento Ele veio para ensinar a humildade. A
natureza humana caída se inclina para a soberba, a arrogância e a ostentação. Ex. Os discípulos disputando para ver quem seria o maior! Hoje parece que existe esta disputa até entre os evangélicos (maior igreja; maior templo; maior evento; maior grupo de louvor; melhor rádio, etc). Se Jesus que era o Filho de Deus, se humilhou (Fp 2.5-8), quem somos nós para querermos nos exaltar? Ele nasceu em uma manjedoura para começar a nos dar o exemplo de humildade!
– Quando seguimos o exemplo de humildade de Jesus, o próprio Deus a seu tempo nos exaltará (Ver Fp 2.9-11 e texto abaixo).
– “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte …” (1 Pe 5.6).
– O anúncio do nascimento do Salvador do mundo foi feito primeiro a um grupo de pastores humildes. Deus confiou o mais importante anúncio público da história a pastores comuns! Não falou primeiro a reis, sacerdotes, príncipes ou religiosos, mas com pessoas simples. Por que?
– Aqui, Deus compartilha outro princípio e valor do seu reino:
– “… Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lc 10.21).
– “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação … Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios …” (1 Co 1.26-29).

III.) Deus Espera uma Reação Adequada à Sua Revelação – v.15-18
– Os pastores foram até Belém para ver in loco o que lhes tinha sido passado pelos anjos (v.15-16). Devemos conferir aquilo que nos está sendo passado. Ver exemplo dos Bereanos em Atos 17.11
– Ao conferirem o que lhes tinha sido passado pelos anjos, os pastores anunciaram as boas-novas (v. 17-18). Deus nos tem revelado a Sua Salvação através de Sua Palavra, de Seu Filho Jesus Cristo. Você tem anunciado a outros esta revelação? Ou tem guardado apenas para você?

Conclusão
– Em Lucas 2.11, o anjo do Senhor anuncia “… que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
– A palavra Cristo é a versão grega da palavra Messias no hebraico. Ambas querem dizer “o Ungido”. Jesus é o Ungido de Deus há muito aguardado.
– Ele também é o Salvador, é o único que pode nos salvar dos nossos pecados e da condenação eterna. Ele é o nosso salva-vidas. Ele é o único que pode nos reconduzir a Deus e nos dar a vida eterna.
– Mas Ele também é Senhor. Senhor significa dono, soberano, aquele que tem o direito sobre todas as áreas de nossas vidas. Você tem permitido que Ele seja, além de Salvador, também o Senhor de sua vida?

Pr. Ronaldo Guedes Beserra em 17.12.2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...