quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O CRISTÃO E AS ENFERMIDADES

“Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados ” Is. 53:5 (NVI)

Existe um ensino consumido hoje em algumas igrejas que foi enlatado nos E.U.A por um movimento chamado “Movimento da Fé”, que diz que a profecia de Isaias é um “direito” nosso e que ao determinar este versículo com palavras, Deus é obrigado a nos curar de nossas enfermidades, porque faz parte de suas promessas.
Não podemos negar que a cura é uma promessa de Deus e ao longo dos anos muitas delas aconteceram em nome do Senhor Jesus. Por outro lado, há vários cristãos exemplares, piedosos em seu trato, que oraram esta passagem de Isaías, jejuaram, “tomaram posse da cura”, e morreram em suas enfermidades. Eu já orei esta passagem e a cura não veio. Mas por que morreram ou não foram curadas já que Deus prometeu? É o que vamos abordar neste estudo.

A passagem de Isaías 53, a palavra usada para cura no hebraico, “raphah”, trata de uma cura ESPIRITUAL, e não somente física. Esse mesmo termo é usado em Jr. 3:22
- “ Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei (raphah) da sua rebeldia ” .
Esse apelo de Deus ao povo de Israel seria uma cura física ou espiritual? Com certeza é uma cura espiritual. Não existe uma doença denominada “rebeldia”!

AS ORIGENS DAS DOENÇASVamos abordar três fatores que podemos dizer que são as principais origens das doenças:

DIABOSatanás pode sim ser um agente direto das doenças!
Em Lc.9:37-45 trata da história de um menino que tinha um espírito maligno que o dominava fazendo-o gritar e ter convulsões mas ao avistar Jesus, o demônio se retirou e o rapaz ficou curado em perfeito juízo.
Entretanto, algumas linhas defendem que se o cristão está doente, é porque algum demônio o apossou. Esta é uma afirmação muito difícil de ser aceita porque não tem base bíblica para tal, me refiro aos cristãos lavados pelo sangue de Cristo:
- “ Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e O MALIGNO NÃO LHE TOCA”. 1Jo: 5:18 (ARC).
Conforme descrito no verso acima, não há razões para crer em uma ação direta de satanás sobre um filho de Deus, e seria insensatez de minha parte contrariar o texto Sagrada. Mas se o cristão fica doente, qual a origem disso? Vamos tratar nos próximos tópicos.

DEUS
É muito difícil aceitar com nossa mente caída, que Deus pode adoecer alguém. Sempre temos que lembrar que Deus nunca faz nada, permite ou deixa algo sem propósito. Como disse Lutero uma vez: -“Até o diabo é o diabo de Deus”. Ele usa tudo e todos para que o seu plano prevaleça na vida dos seus escolhidos.
A Bíblia tem alguns exemplos de homens que ficaram enfermos por uma ação do próprio Deus
Ezequias foi acarretado de uma enfermidade provinda de uma ação de Deus. O Senhor tinha um propósito específico para aquele momento, que era de quebrantá-lo, para que tomasse consciência do seu orgulho, e que voltasse sua confiança a Deus.
-“Andarei humildemente toda a minha vida, por causa dessa aflição da minha alma. Senhor, por tais coisas os homens vivem, e por elas também vive o meu espírito. Tu me restauraste a SAÚDE e deixaste-me viver. FOI PARA O MEU BENEFÍCIO QUE TANTO SOFRI”. Is. 38: 15-18b (NVI)
O apóstolo Paulo tinha um espinho na carne (2 Co 12:7) que foi lhe colocado para que não pudesse se orgulhar das visões que Deus os dera.
Certa vez Jesus se deparou com um cego de nascença, e lhe foi perguntado quem havia pecado, se ele, o cego, ou seus pais, para tal doença existir. Jesus disse que nem ele e nem os pais, mas que foi assim para que as obras de Deus se manifestassem por meio daquele homem (Lc. 9: 2-3).
Deus é soberano e tem seus propósitos, não devemos confundir tudo como a plena vontade de Deus, se não o fatalismo isentará nossa responsabilidade. O sofrimento é necessário para sermos mais dóceis, humildes, compassivos, amorosos, e dar mais valor na vida.
- “A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo”. Ec. 7:3 (NTLH)
Se a doença é provinda de Deus, como poderemos exigir nosso “direito” que está em Is. 53 ou fazer um culto de cura para expulsar o possível demônio que está por de traz daquela enfermidade? Temos que buscar o discernimento para que não haja precipitação em nossos diagnósticos!
A QUEDA NO JARDIM DO ÉDENSabemos que antes da queda, o homem era perfeito, tinha uma vida perfeita, e um corpo perfeito. Porém, com a rebeldia a Deus, ele se tornou maldito, tendo sérias consequências, inclusive no seu físico. Deus no seu amor nos deu o direito de escolha; árvore da vida ou árvore do conhecimento; vida e prosperidade ou morte e destruição. Mas não temos o livre arbítrio das consequências. No Éden Adão escolheu o pecado, e como a humanidade estava em Adão às consequências disso se estenderam para todos.
-“De um só (Adão; grifo Fabio) fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra” At. 17: 26 (NVI)
As doenças além da própria genética é fruto de um mundo cheio de maledicências, onde nosso estilo de vida não é exato ao que Deus preparou de antemão para que andássemos nele. Os cristãos estão inseridos neste estilo de vida e não estão imunes das doenças por causa das variáveis do cosmo. O sol nasce para todos. Portanto, todos estão expostos a este risco, cristãos e não cristãos.
Por isso que existem médicos, e graças a Deus pela vida deles. Tiago nos diz que: - Todo “dom perfeito vem do Pai das luzes”, isto é classificado como “graça comum”, onde crentes e descrentes são dotados de dons para servir a humanidade. Logo, não podemos “espiritualizar” o que pode ser curado com um bom tratamento médico. O apóstolo Paulo não era médico, mas recomendou a Timóteo o consumo de vinho para a enfermidade do seu estômago (1Tm. 5:23).
Se dissermos que as doenças nos cristãos são consequências de “brechas” dadas ao diabo para que tenha legalidade para agir, teremos problemas com alguns textos bíblicos e com os testemunhos de alguns heróis da fé:

- Paulo tinha uma doença, não especificada (Gl 4:13).
- Epafrodite quase morreu por causa de uma enfermidade (Fp 2: 25-30)
- Trófimo ficou em Mileto porque estava doente (2Tm. 4:20)
- Charles Spurgeon o príncipe dos pregadores, sofria de depressão por falta de uma substância em seu organismo.
- Eliseu morreu de uma enfermidade (2Rs 13:14)

Esses homens são alguns poucos que tinham enfermidades por causa da queda e não por causa das chamadas “brechas”. Mais um cuidado a ser tomado, não seja igual aos amigos de Jó dizendo coisas que não sabiam quais eram suas reais origens. O CUMPRIMENTO PLENO DA PROMESSA DE ISAÍAS 53Não podemos negar que estamos vivendo o cumprimento parcial de Isaías 53, podemos orar a passagem de Isaías, mas determinar colocando Deus na parede, dizendo que Ele prometeu seu pleno cumprimento para a era atual é agir como os judeus que crucificaram a Cristo por esperarem um “messias” que os libertaria do império romano, e não do império das trevas. É reivindicar a benção antecipada, e isso não é sábio e não traz benção (Pr. 20:21).
Exigir de Deus esta passagem para esta vida é tentar a Deus a ser “incoerente” a respeito de sua própria palavra:
- “ Amados, agora somos filhos de Deus, e AINDA NÃO SE MANIFESTOU O QUE HAVEREMOS DE SER, mas sabemos que, quando ele se manifestar, SEREMOS SEMELHANTES A ELE ”1Jo 3:2 (NVI)


- “ O último inimigo a ser destruído é a morte ” 1Co: 15:26 (NVI)
- “ Pois é necessário que aquilo que é corruptível (corpo atual; grifo Fabio) se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é MORTAL, se revista de IMORTABILIDADE. Quando porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória”. 1Co.15: 53-54 (NVI)

Perceba que o texto acima está descrevendo o corpo que teremos na glória. Nosso corpo atual, no texto é tratado como mortal e corruptível. O último inimigo ainda será destruído, que é a morte. Na volta de Cristo, quando tivermos nossos corpos glorificados, a morte, doenças, pecados, não farão mais parte de nosso dia-a-dia. No céu não entrará nada corruptível e pecaminoso!
Todas as promessas de Deus se cumprirão naquele dia, principalmente a de Is 53, quando todos os crentes em Jesus em uma única voz disserem:


- “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte o seu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 C0. 15: 56-57(NVI)O dia em que não haverá mais morte nem choro ainda não chegou, mas chegará.

- “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem DOR, POIS A ANTIGA ORDEM JÁ PASSOU” Ap. 21: 4 (NVI).
Nessa passagem, está a certeza da eliminação dos cinco aspectos trágicos da vida humana: lágrimas, morte, pranto, clamor e dor. A Bíblia não nega a realidade da dor e da morte, mas nos dá a certeza de que VIRÁ (futuro) o dia, pela graça de Deus, quando, para o crente, essas coisas não existirão mais (Comentário bíblico Novo Testamento Moody ; P. 834)
PRINCIPAIS EXPOENTES DO MOVIMENTO DA FÉ* Kenneth Copeland
* Morris Cerullo
* Benny Hinn
* Frederick C. Price
* Kenneth E. Hagin
OBS: Não quero atacar os “pregadores” em si, apenas combater os erros doutrinários por meio das Escrituras.
Em uma de suas ministrações, Frederick Price, disse um absurdo que só pode ter vindo de sua mente carnal. Leia com calma e tire suas conclusões:
- “Como você pode glorificar a Deus em seu corpo quando ele não funciona direito? Como pode ele obter glória quando seu corpo nem mesmo funciona? O que faz você pensar que o Espírito Santo quer viver dentro dum corpo onde não possa espiar através das janelas e nem ouvir pelos ouvidos? O que leva você pensar que o Espírito Santo queira viver dentro dum corpo físico onde os membros, os órgãos e as células não funcionam direito? E o que faz pensar que ele deseje viver num templo onde não possa ler com os olhos, andar com os pés e nem mover com as mãos? Os únicos olhos que ele tem nesta dimensão terrestre, são os olhos que estão no corpo. Se ele não puder ver por meio deles Deus estará verdadeiramente limitado” (Frederick Price, “I sGod Glorified Through Sickness?” (Los Ângeles: Crenshaw Christian Center, s/d), fita de áudio #FP605, ênfase acrescentada) Trecho extraído do livro “Cristianismo em crise”; CPAD; Hanegraaff, HANK. P. 282 e 283
CONCLUSÃOMuitos cristãos diante das doenças perderam seu ânimo por escutarem ensinos heréticos como os que foram abordados neste estudo. Eles projetaram o que Deus pensa sobre eles baseado nas circunstâncias ocorridas. O que Deus pensa sobre nós é projetado no que Cristo fez, e não no que fazemos ou no que acontece conosco, pois se não fosse assim, já não seria graça, mas sim “obrigações a receber”.
Minha oração é que não sejamos como meninos levados por todo vento de doutrina. Mesmo que esses tais “mestres da fé” tenham esse “poder” de curar, eles um dia precisaram e precisarão de médicos, por terem um corpo caído igual ao meu e ao seu.
O que diz sobre você não são as circunstâncias que o rodeiam! O que diz de você é o que o Espírito Santo está fazendo dentro de você, que é a transformação de glória em glória a imagem do seu filho amado.

- “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Rm 8:38-39 (NVI)

Deus abençõe!
Fabio Campos
Soli Del Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...