quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas de Introdução a Exposição da Palavra de Deus

 
A exposição bíblica começa na leitura do texto. O pregador que lê a Escritura Sagrada sem dar-lhe a devida entonação, comete seu primeiro erro de interpretação. A correta interpretação e exposição da Palavra inicia-se na correta leitura da letra bíblica. Sendo assim, seguem abaixo algumas pequenas dicas para uma boa leitura. (Obs: dicas retiradas do livro “Arte e Ofício da pregação bíblica” Shedd, 2009, pag. 762)
 
1) Leia de forma conversacional. Há pregadores que lêem o texto sagrado como um político fala em um palanque. Eles gritam, gesticulam, choram e dramatizam. Essa forma de leitura segue o risco de caricaturização do preletor. A leitura deve ser em um tom de conversação. Deve-se ler como se conversa.
 
2) Leia com convicção. Este é o outro polo do erro da leitura. Pregadores que lêem a Bíblia como lê uma bula de remédio. Uma leitura técnica, monotonal, sem internalização. Todavia, o pastor, ao ler seu texto, precisa tranmitir confiança profunda. O texto deve ser transmitida com amor, paixão e respeito. As dicas à seguir explicarão como desenvolver isso.
 
3) Use o silêncio. O silêncio fala mais, às vezes, que as palavras. O silêncio depois da interrupção do anjo do sacrifício de Isaac por Abraão será marcante. O silêncio após a declaração de Jesus “Está consumado” levará os ouvintes a meditarem na frase. Todavia, a pausa não precisa ser longa, mas o necessário para levar o ouvinte a refletir e logo tornar ao texto.
 
4) Leia bem. Treine em casa antes de ler. Se possível, memorize o texto. Uma leitura mal feita, com pausas no meio das frases, com toroca de palavras, fará com que o ouvinte perca a confiança no preparo do pregador, ou prejudicará a clarificação da mensagem bíblica. Além disso, mantenha uma velocidade “acompanhável” e faça as entonações necessária.
 
5) Mantenha contato visual. O ouvinte geralmente olha para o pregador até na leitura. Especialmente em grandes públicos, o contato visual torna-se necessário para manter o mensageiro conectado com seu público. Mais uma razão para o pregador treinar a leitura em casa, para não manter-se preso ao papel.
Dicas dadas, agora espero que as aplique. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...