quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dinheiro e Fé Cristã.

Hoje vivemos em uma época onde as pessoas estão em busca de soluções para as situações difíceis da vida que geralmente estão relacionadas a duas áreas, são elas: Matérial e Espiritual. Por conta disto alguns têm aproveitado da fé alheia para crescerem financeiramente, e estes são pessoas de boa eloqüência e de boa aparência que facilmente enganam os mais fracos e necessitados devido às situações difíceis que se encontram, sejam elas, espirituais e, por conseguinte materiais. Em nossa época, tanto aqueles que enganam como os que são enganados, provam que a relação entre o dinheiro e a fé na espiritualidade contemporânea está muito longe de ser aquilo que a Bíblia nos revela acerca do assunto “dinheiro e fé”. Quero citar aqui, apenas para trazer a memória, que este não é um assunto apenas em nível de Brasil – estrangeiros iniciaram um tipo de campanha que relacionava dinheiro e fé, “vender terreno no céu” virou até quadro de programa humorístico na TV; e também não é só contemporâneo – Lutero enfrentou a exploração da fé com as indulgências a muito tempo atrás.
Olhando para a época em que vivemos vejo que as pessoas precisam de alfabetização acerca do assunto. Precisam entender que a fé genuína, que tem plena satisfação em Deus, deve vir primeiro e não a compra de soluções para situações difíceis; está havendo uma inversão de valores muito grande, o dinheiro está sendo valorizado e a fé genuína desvalorizada, pessoas estão indo além de suas possibilidades financeiras para presenciarem em suas vidas algum tipo de milagre para uma situação difícil, mas estas situações só serão resolvidas através da fé verdadeira que move montanhas e não pela quantidade de dinheiro que se paga. As pessoas também precisam entender que é o coração de adorador (de uma pessoa que tem fé genuína, àquela que se satisfaz em Deus) que manda e não a quantia a ser dada; antes de se oferecer dinheiro, precisa-se sondar o coração. Nesta relação entre dinheiro e fé vemos que o que mais vale é a quantidade de dinheiro oferecida, quando na verdade o mais importante é contribuir conforme o coração, 2 Corintios 9:7 diz “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração...” , ou seja, segundo o que o coração indicar; uma pessoa de fé genuína entenderá e agirá assim e estará sendo alfabetizada com relação ao assunto tratado. Nesta alfabetização ainda é necessário entender que se estivéssemos hoje no tempo de Cristo, Ele mandaria qualquer pessoa se resolver dentro de seus planos econômicos antes de tomar qualquer atitude “espiritual” quanto suas contribuições (Mt.5:23-26). Creio eu, que quem fizer qualquer tipo de dívidas para pagar eventos espirituais sem que primeiro acerte sua situação com o próximo e com a sociedade está em pecado, tanto com quem recebe o dinheiro como com aquele a quem se deve. O que mais vemos hoje, nesta relação de dinheiro e fé dentro da espiritualidade contemporânea são pessoas deixando suas responsabilidades e se aventurando em pagar primícias e eventos espirituais variados, mas antes disto é preciso ter a vida em ordem com a sociedade e com o próximo, pois, Deus não cobra dinheiro e sim outro tipo de ação: aniquilamento das coisas ligadas a esta terra para a ascensão do que é espiritual.
O que podemos perceber hoje em dia é que as pessoas que não tem um verdadeiro entendimento acerca do assunto “dinheiro e fé” na espiritualidade contemporânea não estão se importando muito com o que é correto ou como fazer para se alfabetizarem nesta situaçã. Sejam as pessoas prejudicadas ou aquelas que prejudicam estão bem mais interessadas nas suas verdades com relação ao assunto; o relativismo tomou posse e é o que interessa para muitos em nossa sociedade contemporânea, pois o que importa é que está “dando certo” e não o que é certo, pois hoje em dia, cada um faz e tem a sua verdade.
Um dia quando a consciência de certas pessoas que relacionam mal o assunto “dinheiro e fé” tiver alcançado um estado da compaixão divina, poderão descobrir o quanto deixaram a desejar em seu entendimento e prática e se sentirão responsáveis por terem contribuído com os erros encontrados na espiritualidade contemporânea com relação ao assunto dinheiro e fé.
Hoje em dia as pessoas precisam se libertar das situações difíceis que se encontram na área espiritual e material; mas antes disto, creio que mais do que nunca as pessoas precisam se libertar do medo e dos erros que foram implantados em seus corações devido à falta de entendimento sobre um assunto bem polêmico hoje em dia, que é o relacionamento entre a fé e o dinheiro na espiritualidade contemporânea. Termino dizendo que é possível estabelecer uma boa relação entre a fé (digo, genuína – àquela que tem sua plena satisfação em Deus) e o dinheiro dentro da espiritualidade contemporânea, mas para isto; é preciso atentar para uma alfabetização acerca do assunto.
Pr. Márcio B.S. Trindade

2 comentários:

  1. Percebo que tem mais um "herege" na blogosfera. Só um conselho de um outro "herege" que por pouco não ardeu na fogueira: Muito cuidado,os "profetas de deus" digo, mamon, não toleram aqueles que desafiam seus impérios... Desse jeito vejo que você está querendo complicar as coisas... vai que pessoas leiam essa postagem subversiva e decidam não mais cair no blá blá blá dos profetas da mediocridade,como então vão viver alguns desses "santos homens" que dependem da grana desses "fiés" para andar de carro do ano, celular de ultima geração, vestir as melhores roupas, comprar seus sapatos importados, voar de primeira classe, dormir em hotéis 5 estrelas, comprar jatinhos particulares etc, etc, etc? Por favor meu amigo, desse jeito você está querendo que esses "legítimos representantes do reino" passem a mendigar vivendo com míseros cinco mil reais por mês. Não estou compreendendo você! mesmo assim, deixo meu abraço, desejoso que a infinita graça do Senhor Todo-Poderoso continue abundante sobre tua vida.

    Do seu amigo, Gilvan Monteiro.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas hoje em dia estão se aproximando de Deus em busca de prosperidade material,e não por amor e satisfação em servi-lo.Elas estão tão preocupadas em resolver suas dificuldades financeiras,que aceitam qualquer proposta que lhes oferecem.É por isso que a "teoria da prosperidade"esta crescendo cada vez mais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...