domingo, 12 de maio de 2019

CONFLITO ENTRE PAULO E TIAGO

Texto:1.Rom. 3:31.

2.Parece haver uma possível contradição, ou choque teológico entre Paulo e Tiago (Epístolas de Romanos e Tiago), a ponto de Lutero chamar a epístola de Tiago de epístola de palha. E por outro lado, os católicos baseados no Concílio de Trento, dizem que devem analisar Paulo do ponto de vista de Tiago, para encontrarem apoio para a doutrina católica de justificação pelas Obras.

Precisamos considerar:
a) Os auditórios de Paulo e Tiago. (Escreveram suas epístolas preocupados com quem?)

b) O que cada um escreve no contexto sobre fé.

c) O que cada um escreve e analisa sobre obras.

d) O contexto em que cada um fala da experiência de Abraão.

I – OS AUDITÓRIOS DE PAULO E TIAGO:

1. Em primeiro lugar é bom ressaltar que Paulo e Tiago escrevem de costas um para o outro, tendo auditório diferentes e preocupações diferentes ao escreverem.

a) Paulo escreve preocupado com o problema dos judeus, os quais queriam se justificar por obras da lei e queriam ainda persuadir os gentios conversos a se justificarem pelas

obras da lei, guardando todo o sistema de Leis Judaicas.

b) Tiago escreve uma epístola universal, tendo em vista entre outros sua preocupação com os gnósticos, que pregavam justificação pelo conhecimento, pela fé, sem necessidade de evidência ou fruto da fé, que é obediência.

II – EM QUE ASPECTO PAULO E TIAGO SE REFEREM A FÉ

1. Paulo usa “fé” para conversão, justificação do pecado. (Rom. 3:24; 3:28; 4:1-5).
2. Tiago usa “fé” como crença, doutrina, princípio de vida. (Tiago 2:14; 23 e 24).

III – EM QUE ASPECTO PAULO E TIAGO SE REFEREM A OBRAS


1. Paulo usa “Obras” referindo-se a “Obras da Lei”, condenando quem as pratica visando a justificação, e não como resultado da justificação.

2. Tiago usa “Obras” como fruto do Espírito, aquilo que o crente mostra depois que aceita a Cristo, frutos da fé.

IV – EM QUE ASPECTO PAULO E TIAGO SE REFEREM Á EXPERIÊNCIA DE ABRAÃO
1. Paulo usa a experiência de Abraão antes da instituição da circuncisão, citando Gên. 15, quando Abraão creu na vinda de um herdeiro ao não ter mais idade para tal.

2. Tiago usa a experiência de Abraão depois da circuncisão, quando Deus pediu que sacrificasse seu filho (Gên. 22:1) e que depois o próprio Deus disse: “Agora sei que temes a Deus”. Gên. 22:12, reconhecendo isto através do ato, da obra de sacrificar seu filho.
Essa obra foi fruto do Espírito, fruto da fé, que Abraão demonstrou depois da justificação pela fé.

CONCLUSÃO:


Portanto, Paulo e Tiago se harmonizam. Eles apenas escrevem, para auditórios diferentes e vendo problemas e circunstâncias diferentes. “Pois”, os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. I Cor. 14:32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...