domingo, 25 de março de 2018

Davi e a Arca

Resultado de imagem para davi e a arca da aliançaTexto: 2 Sm 6.9-11

Introdução
> O que significa trazer a mim a arca do Senhor?
> Trazer, atrair a presença de Deus, estar perto de Deus, desfrutar de comunhão profunda com o Senhor. Trazer a arca para nossas vidas traz muitas bênçãos como recompensa (v. 11)

> Como podemos trazer a nós a arca de Deus?

I.) Demonstrando profundo desejo e dando passos concretos para realizá-lo – v.1-2

> Davi sempre demonstrou profundo desejo pela presença de Deus: quando jovem, certamente estava sempre louvando a Deus com sua harpa enquanto as ovelhas descansavam; desejou trazer a arca da aliança para Jerusalém; desejou construir o templo do Senhor; organizou o culto com detalhadas escalas em Jerusalém, etc.
> Ver SI 38.9; 63.1; 143.6
> Quais passos concretos podemos dar no sentido de trazer a nós a arca do Senhor? Oração, Meditação das Escrituras (e de outras literaturas cristãs), participação nos cultos. Podemos avaliar nosso desejo por Deus a partir de uma análise de como temos nos envolvido nas práticas espirituais citadas!

II.) Tomando cuidado para não fazermos as coisas da maneira errada e para não negligenciarmos os detalhes estabelecidos por Deus – v. 3-19

> Não bastam boas intenções (carro novo, alegria, música, instrumentos, festa, etc) – v.3-5
> Ver v. 6-7. Porque os bois tinham que tropeçar bem naquele momento? Os bois não tropeçaram por acaso, foi Deus quem os fez tropeçar! E porque Deus os fez tropeçar? Porque Davi e o povo estavam fazendo as coisas da maneira errada, estavam negligenciando os detalhes estabelecidos por Deus!
> Explicar qual era a maneira certa que Deus estabelecera para que a Arca fosse carregada: somente nos ombros dos levitas com as varas colocadas nas argolas!
> Mas será que Deus se importa com detalhes aparentemente tão pequenos? A resposta é sim.
> Deus não se importa … se eu adorá-lo sem congregar, sem ser constante nos cultos; … com santidade no namoro, afinal de contas estamos no século 21; … com as roupas que eu uso, o que importa é o coração;… se eu dizimo ou não …
> Quando negligenciamos os detalhes estabelecidos por Deus, Ele pode fazer com que alguma coisa aconteça (os bois tropecem) para chamar a nossa atenção para nos conduzirmos da maneira certa.
> Tem boi tropeçando na sua vida? Será que Deus não está querendo nos chamar a atenção para algum detalhe das nossas vidas que estamos negligenciando?
> Ver v. 7. Deus considera “irreverência” quando fazemos algo para Ele sem observarmos os detalhes (princípios, preceitos) por Ele estabelecidos, mesmo que façamos bem intencionados.
> Não fazer as coisas da maneira prescrita traz desgosto, frustração, tristeza – v. 8

III.) Tendo consciência de que quando nos rendermos de todo o coração a este propósito, certamente incomodaremos aqueles que não se rendem – v. 16. 20-23

> Pessoas que tem dificuldades de se renderem ao Senhor de todo o coração em muitas áreas!
> Muitas vezes os incomodados serão pessoas bem próximas, até mesmo de nossa família!
> Davi estava preocupado em agradar a Deus e não às pessoas – v.21-22
> “Não importa o que vão pensar de mim, eu quero é Deus”!!!
> Ver os resultados da atitude correta de Davi em sua vida e ver os (prováveis) resultados da atitude crítica de Mical – v.23.

Conclusão
> Certamente, foi por atitudes como essas que Davi foi considerado um homem segundo o coração de Deus e tem sido considerado como um exemplo de verdadeiro adorador. Você anela também ser reconhecido por esses títulos? Busque trazer a “arca” (presença) do Senhor de forma abundante sobre a sua vida!!!

Fonte: Cristianismo Total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...