sábado, 2 de janeiro de 2016

Salvação Por Meio Da Fé.

Texto: Efésios 2.8

Introdução:
Podemos dizer que todas as bênçãos que recebemos de Deus é fruto de sua graça sobre nós. Não merecemos nada. Na verdade, graça significa “favor imerecido”. Por mais justos que tentamos ser, por mais certos que sejamos isso não garante o favor de Deus a nós. Deus comunica a sua graça a nós pelo seu grande amor. As misericórdias dele não tem fim.
Dentre tantas dádivas que Ele nos concede por sua graça, a salvação é a mais importante de todas. Essa é a maior dádiva que Ele oferece a toda criação. “Estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”. A graça é a fonte; a fé é a condição.


1 – Qual é a fé pela qual somos salvos?
I – Não é meramente a fé dos ímpios (mundo).
É uma fé que se classifica como um pensamento intelectual a fatos inegáveis.
Os ímpios creem que existe um Deus (um ser superior) que abençoa os que o buscam e que é o Criador de todas as coisas, mas não são salvos.

II – Não é meramente a fé do demônio.
Os demônios sabem que Deus é o Criador e que só há um único Deus. Inclusive até creem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (Lc 4.41), sabem quem são os servos de Deus que falam a verdade (At 16.16-17); mas não se submetem a essas verdades e nem são salvos.

III – Não é meramente uma fé circunstancial.
Essa foi à fé dos apóstolos enquanto Jesus estava com eles na terra. Em determinados momentos criam (Lc 10.17) e em outras não (Lc 17.5-6 e Mt 17.19-20). Essa fé inconstante depende das circunstâncias, sentimentos e sentidos. Não é a fé cristã.

IV – É a fé em Cristo (fé cristã).
O fundamento da fé cristã é Cristo. Essa fé nos leva a convicção, a certeza (Hb 11.1). O que seria isso? Além de sabermos que existe um Deus poderoso e criador e de concordar com todos os fatos bíblicos, a fé cristã é também a confiança plena (total) e inconsistente em Cristo, Deus e Sua Palavra.
Ela nos leva a crer de todo coração. Crer apesar das circunstancias, sentimentos e sentidos. Ela nos leva a comunhão com Cristo e a andar em concordância com Ele. Essa é a fé que todos precisam ter.


2 – Qual é a salvação que é mediante a fé?

I – É uma salvação presente.
Esta salvação podemos experimentar neste momento, pois é atingível a todos que tem a fé cristã. O apóstolo Paulo declara “Sois salvo” (presente) e não “Sereis salvos” (futuro), apesar também ser verdadeira esta última afirmação.

II – Salvação dos pecados.
Em Mateus 1.21 o anjo predisse: “Ela dará a luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Esta é a salvação que vem pela fé. Não existem limites para esta salvação, ou seja, não é uma salvação destinada a um grupo de pessoas somente, mas é para todos, ou melhor, para todo aquele que crê. A condição para esta salvação é a fé.

III – Salvação das consequências do pecado
Em Isaias 59.2 diz: “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus…”. E em Romanos 6.23 diz: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. Portanto, a salvação que Cristo nos oferece é para nos libertar do pecado, pois é o tal que nos afasta de Deus.

Conclusão: Em Romanos 8.1 diz: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. A condenação foi quebrada por Cristo. Ele é o Salvador!


Conclusão:
Pela graça, o Senhor nos oferece grande salvação. Mas é necessária a fé. Não uma fé meramente intelectual, que apenas sabe das coisas, nem uma fé circunstancial, mas uma fé que nos leva a confiar plenamente em Jesus, estar em comunhão com Ele e se submeter a Sua Palavra. Por esta fé nos libertamos do poder do pecado. Com esta fé alcançamos a salvação.

Testemunho pessoal de Salvação.


Obs: Sermão elaborado a partir do “Sermão 1: Salvação pela fé” de

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...